terça-feira, 24 de março de 2009

Respeitáveis membros da comunidade lituana!

Respeitáveis membros da comunidade lituana!
Queridos compatriotas!

Envio-lhes as minhas mais sinceras saudações pela ocasião do milénio da menção do nome da Lituânia e saúdo todos os que cultivam a cultura e a língua materna, as tradições populares e a lituanidade.
Estava predestinado pela história que o povo lituano seria obrigado a recriar o seu Estado várias vezes. E à frente deste trabalho criativo sempre estiveram as pessoas mais cultas, de amplos horizontes e eruditas de toda a Lituânia e também das comunidades lituanas dispersas no mundo inteiro.
Esta união, que foi confirmada pela história, e esta colaboração testemunham que nós somos uma grande e indivisível família de lituanos. Independentemente de que estejamos longe da nossa Pátria, independentemente da distância que nos separa, em espírito, em pensamento e em sentimentos estaremos sempre na Lituânia e nos sentiremos como filhos de uma mesma terra, de uma mesma nação. Somos pessoas unidas pelo passado comum de nossos pais e antepassados, pelas mesmas raízes espirituais, pela mesma esperança.
Hoje podemos orgulhar-nos de inúmeros compatriotas inteligentes – trabalhadores, talentosos, pessoas que difundem as suas ideias e são capazes de fazer com que elas se tornem realidade. Com muita honra na Europa e no mundo, na história e no presente, ocupamos um lugar ao lado de países democráticos.
Vamos juntar-nos para celebrar o milénio da menção do nome da Lituânia, vamos juntar os nossos esforços e talentos pessoais para consolidar o nosso Estado e para divulgar o nome do nosso país mediante a realização de nossos trabalhos. Que a liberdade e a responsabilidade, o talento e o trabalho de cada um de nós, de cada pessoa, seja dirigido a um mesmo fim. Eu creio que se seguimos este caminho, nos consolidaremos cada vez mais como uma grande comunidade que somos – a nação lituana.
Desejo que ao celebrar o jubileu histórico da Lituânia – o seu Milénio –, este sentimento de lituanidade seja imensamente forte e vivo, para que cada um de nós seja importante e necessário ao outro e que nos preocupemos uns pelos outros.
Vamos estar juntos com a Lituânia e o mundo! Vamos declarar ao uníssono: “Lituânia já cumpriu mil anos!”

Valdas Adamkus
Presidente da República da Lituânia