segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Lituânia: Um dos líderes globais em tecnologias de laser

Um país de 3,5 milhões de habitantes, possui mais de 80% do mercado mundial de lasers de picosegundos de alta energia, é o maior exportador de lasers de femtosegundos bem como é o líder global na produção de geradores de luz ultra-rápida. Empresas lituanas de laser estão entre as primeiras no mundo a transferir resultados da pesquisa básica para a indústria, e são reconhecidamente capazes de produzir e oferecer equipamentos laser de alta qualidade para uma ampla variedade de setores da indústria.
O setor de lasers da Lituânia cresce a taxas de 15 a 20% ao ano, o que representa aproximadamente o dobro do crescimento econômico médio do país nos últimos anos.
No total são cerca de 15 produtores de laser, como a empresa UAB Ekspla que surgiu como spinoff do renomado Laboratório de Pesquisas de Lasers do Departamento de Eletrônica Quântica da Universidade de Vilnius. Estas empresas, juntas, empregam aproximadamente 300 especialistas, metade dos quais são engenheiros ou doutores. Os produtores de laser exportam tecnologias e componentes para cerca de 100 países, incluindo União Européia, Estados Unidos, Oriente Médio e Sudeste Asiático e Brasil, sendo a maior parte para universidades e laboratórios de pesquisa de empresas como Swiss Rolex, Olympus, Samsung e Mitsubishi. Em sua grande maioria, são utilizados pela indústria de semicondutores e eletrônica e em aplicações médicas como a oftalmologia. Outras empresas, como a americana Newport Corp, integram os itens e o laser em uma unidade completa para pesquisa e vendem para outros laboratórios do mundo.
Além da UAB Ekspla, mais outras três empresas - UAB Šviesos konversija, UAB Optida e UAB Standa - estão sendo beneficiadas pelo Fundo Estrutural da União Européia com fomento à pesquisa científica totalizando investimentos da ordem de 600 milhões de euros até 2013.


Daniel Pinto

Fontes:
http://www.businesslithuania.com/en/NewsDetails.html?sp=l35000000000000111
http://www.lda.lt/en/NewsDetails.html?sp=l35000000000000087
http://eetimes.eu/showArticle.jhtml?articleID=210604680