segunda-feira, 3 de novembro de 2008

PORTAL TI EM FOCO


PORTAL TI EM FOCO
20/08/2008
ONLINE
INTERNET

Consulado da Lituânia inicia atividades no Brasil
Em recente visita, Valdas Adamkus, presidente do país, concedeu ao empresário Francisco Ricardo Blagevitch o título de Cônsul Honorário.
O Consulado da Lituânia em terras brasileiras já tem endereço. As novas instalações ficam em Alphaville (SP), em espaço cedido pelo empresário Francisco Ricardo Blagevitch, presidente da Asyst Sudamérica, multinacional brasileira especializada em gestão e operação de TI. A iniciativa coincide com o início das comemorações dos 1.000 anos de Vilnius, capital da Lituânia, que em 2009 será a capital cultural da Europa.
Com o objetivo de reforçar os laços entre os países, o presidente lituano, Valdas Adamkus, esteve recentemente no Brasil e nomeou Blagevitch como Cônsul Honorário. “A Lituânia cresce economicamente e se projeta de forma exponencial no cenário internacional”, diz o executivo, que embora brasileiro traz em suas raízes origens do país. “Além disso, a cidade de São Paulo está entre as maiores colônias de lituanos no mundo, com cerca de 300 mil descendentes”, complementa.
Entre suas atribuições, o novo Cônsul incentivará o governo brasileiro e toda a sociedade no sentido de fomentar o desenvolvimento das relações comerciais, econômicas e culturais entre as nações. “Temos que estreitar os laços com países como a Lituânia, que registra uma taxa de crescimento econômico anual de quase 9%. Esse objetivo é compartilhado também com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, ao meu lado, recebeu pessoalmente Valdas Adamkus”, diz.
Em sua visita oficial ao Brasil, o presidente lituano veio acompanhado por uma delegação de cerca de 40 empresários e ministros, com a finalidade de fortalecer os laços bilaterais entre os países. Em sua passagem por Brasília, os presidentes assinaram uma declaração para consolidar o compromisso de incrementar a cooperação entre as duas nações. Em São Paulo, Valdas Adamkus ainda participou de uma reunião com Paulo Skaf, presidente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e ministrou palestra na FAAP (Faculdades Armando Álvares Penteado).
“Valorizamos muito a relação bilateral que existe agora entre a Lituânia e o Brasil, baseada em valores comuns, tais como: liberdade, democracia e respeito pelos direitos humanos. Além disso, o Brasil é uma das economias mais expressivas da atualidade e detém uma tecnologia importante, a do etanol, já que o mundo precisa cada vez mais dos biocombustíveis”, afirmou Adamkus, durante palestra realizada na FAAP, em São Paulo.
Depois de restabelecer sua independência, a Lituânia transformou sua estrutura estatal política e econômica, abrindo mercados para investidores externos e para o comércio com todas as nações. “O país faz parte da União Européia e tem se demonstrado um ambiente competitivo para os negócios”, defendeu Blagevitch.
Consulado Lituânia no Estado de São Paulo – Brasil
End.: Av. Dr. Yojiro Takaoka, 4.384 – conj. 1016
Santana de Parnaíba - Bairro Alphaville (SP) – CEP: 06541-038
Tel.: 11- 4153-3592
E-mail: francisco.blagevitch@asystsudamerica.com
Sobre a Lituânia
A Lituânia, com aproximadamente 3,5 milhões de habitantes é uma das três repúblicas bálticas, e foi a primeira república soviética a conquistar a sua independência, em 1980. Os 1.000 anos de existência do país, que serão comemorados em 2009, contrapõem-se à independência recente criando uma profusão de histórias e culturas peculiares. Em 1991, o País entra nas Nações Unidas e em 2004 é reconhecido como membro da União Européia. Seu atual presidente, Valdas Adamkus, é um intelectual renomado que foi nomeado embaixador da UNESCO em 2003 e personalidade da Europa em 2007. O regime político é a democracia parlamentar com mandado presidencial de cinco anos. Ele é um dos responsáveis pelo rápido desenvolvimento comercial e cultural do País, que já é palco de uma extensa agenda cultural por ter sido nomeado Capital Cultural da Europa em 2009.

Nenhum comentário: