quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Presidente da Lituânia vem à Fiesp em busca de investimentos em seu país

VEÍCULO: SISTEMA FIESP
SEÇÃO: NOTÍCIAS
DATA: 17/07/2008

Relações bilaterais
São Paulo - 17/7/2008

Presidente da Lituânia vem à Fiesp em busca de investimentos em seu país

Embaixador Rubens Barbosa e o presidente da Lituânia, Valdas Adamkus

“Após a entrada do país na União Européia, nossa economia está muito mais aberta, pronta para receber investimentos externos, inclusive do Brasil”, disse o presidente lituano

A Lituânia, a primeira república da ex-União Soviética a proclamar a independência, quer atrair capital externo para investimentos. Em visita ao Brasil o presidente lituano, Valdas Adamkus, tem reiterado os esforços de seu governo neste sentido, como a recente diminuição dos impostos de importação.

“Após a entrada do país na União Européia, nossa economia está muito mais aberta, pronta para receber investimentos externos, inclusive do Brasil”, disse o presidente lituano em audiência com o presidente da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp), Paulo Skaf, nesta quinta-feira, na sede da entidade.

O chefe de Estado da Lituânia explicou que várias reformas foram feitas, cujo destaque foi a diminuição dos impostos de importação. Segundo ele, esta medida foi fundamental para aumentar em 15% os recursos do governo lituano.

Na quarta-feira, Valdas Adamkus se encontrou com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que manifestou o desejo de que o encontro reforce a importância de se retornar o acordo de associação entre a União Européia e o Mercosul. De acordo com o Presidente Lula, esse processo ficou à sombra das negociações multilaterais da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Sobre a Lituânia

Situada a leste da Europa, a Lituânia proclamou sua independência em 1991, após viver 60 anos sob o comando comunista. Com aproximadamente 3,5 milhões de habitantes é uma das três repúblicas bálticas, e foi a primeira república soviética a conquistar a sua independência, em 1980.

Os mil anos de existência do país, que serão comemorados em 2009, contrapõem-se à independência recente criando uma profusão de histórias e culturas peculiares. Em 1991, a Lituânia se integrou às Nações Unidas e em 2004 foi reconhecida como membro da União Européia. O regime político é a democracia parlamentar com mandado presidencial de cinco anos.

Fábio Rocha, Agência Indusnet Fiesp

Nenhum comentário: