terça-feira, 15 de dezembro de 2009

RESUMO EXECUTIVO DO CONSULADO DA LITUÂNIA NO BRASIL 2008/2009

No link é possível checar todas as publicações que sairam sobre o Consulado, informações sobre as eleições, os 1000 anos da Lituânia, a campanha de arrecadação de alimentos entre outros.
http://www.inforoad.srv.br/asyst/acoesdoconsulado.pdf

Aconbras

ACONBRAS - 25 Anos
1984 - 2009

Prezados Senhores,

O Presidente da ACONBRAS – Associação dos Cônsules no Brasil, Sr. GEORGE SAMUEL ANTOINE tem a satisfação de convidar o Dr. RICARDO BLAGEVITH e SRA. para um almoço de confraternização no próximo dia 19 de dezembro de 2009 (sábado), às 12:30hrs. em sua residência na Rua Simão Racy, 60 – Morumbi (altura do nº 6.000 da Av. Morumbi).

Solicitamos a confirmação de sua presença até o dia 17 de dezembro.

Contamos com sua honrosa presença.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Brazilų TV žvaigždei Lietuva — protėvių šalis / versão traduzida

TV ANTENA
Jornal Lietuvos Rytas - Edição de 23 de novembro de 2009

Não só a trabalho, mas também de retorno à terra dos antepassados. Assim descreveram em seus diários, a viagem para a Lituânia, os produtores de programas do canal da televisão brasileira “Rede Record”.
Com as palavras de uma dúzia de mulheres entrevistadas pinta-se o quadro de um país. O número de países também é 12. A partir deste modelo os produtores do programa visitaram a Lituânia por alguns dias.
“Filmamos nas Filipinas, nos EUA, na Holanda, França, República da África do Sul, Tailândia, Peru”, - enumerou Maria Cândida, contando nos dedos.
A estrela da televisão brasileira de 38 anos, emendou imediatamente: “Entretanto, a visita à Lituânia é a mais importante para mim”.
Seria talvez – apenas retórica? Afinal quase todas as celebridades do cinema, da música ou da TV exageram em dizer que aqui encontraram pessoas, arquitetura e culinária maravilhosas.
Neste caso – talvez não. A conhecida jornalista de televisão e o operador assistente Rafael Zukauskas que auxiliou na filmagem do programa, vão guardar na lembrança cada um dos passos dados nos cinco dias em que visitaram a Lituânia.
Isto porque, no início do século passado os bisavós de ambos deixaram a Lituânia para tentar a sorte no Brasil.




Conhecendo os velejadores

O canal brasileiro de TV, “Rede Record”, o segundo na preferência popular, vai apresentar um programa sobre a Lituânia brevemente.
Milhões de telespectadores do Brasil terão a oportunidade de conhecer nosso país. Como a Lituânia apareceu no roteiro dos produtores de “12 mulheres”?
O coordenador das filmagens na Lituânia, Paulius Kovas, que colaborou com os produtores do programa, contou que a idéia partiu do nosso cônsul honorário no Brasil, Francisco Ricardo Blagevitch.
No ano passado, a “Odisséia do Milênio”, viagem ao redor do mundo empreendida por velejadores lituanos, na qual participou P. Kovas, visitou 26 comunidades lituanas nos cinco continentes.
O Brasil entrou no roteiro dos viajantes. Nesta ocasião, em contato com os participantes do empreendimento, F.R.Blagevitch, neto de lituanos, ponderava como fazer a Lituânia mais conhecida no mundo.
Neste ano ele incentivou os produtores do programa “12 mulheres” a visitar a Lituânia e ajudou a encontrar ajuda financeira para esta viagem.
A iniciativa de Francisco – é especialmente importante pois ele tem ligação com meios de comunicação e conhece muitas pessoas influentes.
Por meio do contato que teve com os velejadores da “Odisséia do Milênio”, ele se entranhou mais na história de sua família e começou a quebrar a cabeça como por em evidência a terra dos antepassados. “Se não fosse ele, dificilmente os produtores do programa teriam escolhido a Lituânia”, - reconhece Kovas.
Quando recebeu a carta do Brasil, confirmando que a viagem dos produtores do programa para Lituânia ocorreria, teve que se virar pois restavam apenas alguns dias.
Foi o tempo suficiente para contatar-se com 12 mulheres conhecidas ou não, mas que de alguma forma se destacavam no país.

A presidenta pareceu reservada

A finalidade dos produtores do programa era entrevistar representantes de várias profissões e camadas sociais.
Com eles colaboraram a presidenta Dalia Grybausakaite, a cantora Veronika Povilioniene, a diretora do programa da TV3 “Dance comigo”, Jurgita Jurkute, a perfomer Evelina Anusausakaite, a atriz Nijole Narmontaite, a diretora da TV3 Laura Blazeviciute e outras mulheres conhecidas.
A propósito, recentemente F.R.Blagevitch descobriu que a diretora geral da TV3, L.Blazeviciute é sua parenta.
Para a jornalista M.Cândida com quase vinte anos de experiência e tendo feito trabalhos para os canais dos EUA, CNN e “Bloomberg”, todas entrevistadas deixaram excelente impressão.
“ Para mim foi de especial interesse, a presidenta. Ela é totalmente diferente do presidente do meu país, Luiz Inácio Lula da Silva, que faz brincadeiras, às vezes chega a ser cômico. Dália Grybauskaite pareceu-me reservada, mulher inteligente” – contou Maria.
A relação prévia de perguntas enviadas para a presidência, M.Cândida escondeu na bolsa, antes da entrevista, pois decidiu que a melhor entrevista é de improviso.
“Percebi que a presidenta estava um tanto surpresa. Perguntei quem é o responsável por seu belo penteado. Recebe a visita do cabeleileiro dia sim, dia não. Disse-lhe que é o sonho de toda mulher, e ela brincou – que sonho, se é necessário pagar por ele”, - M. Cândida deu risada.
Para a inquieta e falante jornalista, marcou o olhar surpreso de D. Grybauskaite, quando a brasileira falou que foi destinada só meia hora para a entrevista.
“A presidenta respondeu que para ela - já era muito. Mas a entrevista foi calorosa, feminina, e finalmente ela disse que poderia perguntar o que eu quisesse”, disse Maria Cândida, partilhando as impressões.

Deu uma passada no projeto de danças

Tendo entrevistado Brad Pit, Sandra Bullock e muitas outras celebridades diante das câmeras, lembrou-se da sua presença na área de filmagens do programa da TV3 “Dance comigo”.
“Quando me falaram que teria que dançar, fiquei assustada. Graças a Deus, foi só uma brincadeira”, - sorriu a jornalista.
Conhecer “Miss Lietuva 2007” J. Jurkute, surpreendeu-a.
Mulher bonita, inteligente, interessada. Discutimos numa boa, que frequentemente as mulheres bonitas são consideradas burras”, - pipocou M. Cândida.
Terminadas as filmagens, a jornalista já começou a se atormentar, pois serão destinados apenas 35 minutos, ao programa na tela.
“É pouco, mas é o tempo de programa destinado a cada país. Talvez mais tarde produziremos um DVD, no qual caberá muito mais matéria”, - espera M. Cândida.

Vai mencionar a história da família

No Brasil, Maria desperta muito atenção – entrevistas com ela são publicadas em importantes revistas, algumas vezes foi-lhe confiada a apresentação da entrega do prêmio de música Grammy dos EUA e da cerimônia de entrega do “Oscar”.
Não lhe faltando admiradores, Maria acredita que os telespectadores serão incentivados a interessar-se pela Lituânia, pela história de sua família que será mencionada no programa.
Os bisavós de Maria, Jadvyga e Aleksandras Sereicikai, emigraram da Lituânia para o Brasil, no terceiro decênio do século passado.
“Viajaram de navio com os filhos, entre eles minha avó Regina que era muito pequena. Uma irmã dela adoeceu, não resistiu à viagem e morreu no navio”, - contou M. Cândida.

Interessa-se por parentes na Lituânia
Ainda há parentes na Lituânia, com os quais poderiam se contatar? Por enquanto nem Maria nem o operador assistente R.Zukauskas, de 31 anos, não sabem.
Os bisavós de Rafael, Mykolas e Veronika Zukauskai vieram para o Brasil em 1922 – com o avô de Rafael, Vaclovas, que na época tinha apenas quatro anos.
“ No Brasil, meu avô trabalhou a vida inteira como protético dentário. Casou-se com brasileira. Eu já não falo lituano, mas esperei sempre ter a oportunidade de visitar o país em que meu avô nasceu.
“Seria interessante esclarecer se tenho parentes na Lituânia. No Brasil há muitas pessoas com o mesmo sobrenome que o meu, mas a ligação de consanguinidade não fica clara”, ponderou o jovem.

Deseja vir mais uma vez
Nos olhos de M.Cândida, após alguns dias de estadia na Lituânia, já cintilava o desejo de necessariamente retornar mais uma vez à terra dos bisavós.
Penso que virei no ano que vem, talvez na primavera. Possivelmente vou convidar minha mãe e minha tia. Será muito interessante para elas. Os sentimentos que inundaram meu coração na Lituânia, são muito fortes”, - disse a brasileira.
Viu a Lituânia como imaginava – só que pensava que o clima no outono em nossa terra seria mais quente.
“Não vi nada que me decepcionasse. Salvo, talvez, mendigos. Entretanto eles existem em todos os lugares, neste aspecto a Lituânia não é exceção”, - refletiu a mulher.

Vai preparar comidas lituanas
No último dia da viagem M. Cândida, muito contente, olhava as fotos na tela do computador - a fortaleza de Trakai coberta de neve, a cidade Antiga de Vilnius e até os pratos servidos no restaurante.
Da sacola tirava as lembranças da viagem, entre elas – algumas cópias de mapas antigos da Lituânia.
“Eis aqui – Zasliai – pondo o dedo no nome da cidadezinha da Lituânia, lendo e pronunciando a seu modo – é aqui a origem de meus bisavós. Na próxima vez terei que ir lá, sem falta”.
Ao partir, a brasileira colocou em sua mala um livro de receitas, em inglês, de pratos típicos da Lituânia, como também um adorno de âmbar em forma de coração.
Ele vai lembrar que uma porçãozinha de meu coração está na Lituânia. E voltando, obrigatoriamente vou ensinar minha mãe preparar pratos lituanos e eu mesma vou fazê-los.
Cepelinai e sopa de cogumelos servida em cuia feita de pão. Surpreendentemente gostoso.
No Brasil, meus amigos se admiram porque eu como tantas batatas. Agora já sei a resposta, certamente os culpados são os genes lituanos”, - ri Maria.

Artigo de Ramunas Zilnys , no jornal Lietuvos Rytas – seção TV Antena - edição de 23/11/2009
Traduzido por Lúcia M. Jodelis Butrimavicius.
São Paulo – Brasil 24/11/2009


Versão em lituano


Tuzinas pašnekovių, kurių žodžiais nupiešiamas šalies paveikslas. Tokiu būdu pristatomų šalių — irgi 12. Pagal tokį modelį brazilų kuriamos laidos autoriai neseniai keletą dienų viešėjo Lietuvoje.
„Filmavome Filipinuose, JAV, Suomijoje, Prancūzijoje, Pietų Afrikos Respublikoje, Tailande, Peru“, — lenkdama pirštus vardijo Maria Candida.
38 metų brazilų televizijos eterio žvaigždė tuojau pat pridūrė: „Tačiau apsilankymas Lietuvoje man — pats svarbiausias“.
Gal tai — tik mandagumo frazė? Juk kone kiekviena mūsų šalyje apsilankiusi kino, muzikos ar TV įžymybė gražbyliauja, kad čia pamatė nuostabiausius žmones, architektūrą, maistą.
Šiuo atveju — turbūt ne. Garsi televizijos žurnalistė ir filmuoti laidą padėjęs operatoriaus asistentas Rafaelis Zukauskas įsimins kiekvieną per penkias viešnagės dienas Lietuvoje žengtą žingsnį.
Mat būtent iš Lietuvos praėjusio amžiaus pradžioje ieškoti laimės į Braziliją išvyko jų abiejų proseneliai.
Pažintis su buriuotojais
Antras pagal populiarumą Brazilijos TV kanalas „Rede Record“ laidą apie Lietuvą parodys artimiausiu metu.
Apie mūsų šalį sužinos milijonai Brazilijos žiūrovų. Kaip „12 moterų“ kūrėjų maršrute atsirado Lietuva?
Laidos kūrėjams talkinęs filmavimo koordinatorius Lietuvoje Paulius Kovas pasakojo, jog ši mintis kilo mūsų šalies garbės konsului Brazilijoje Francisco Ricardo Blagevitchiui.
Pernai startavęs Lietuvos buriuotojų žygis aplink pasaulį „Tūkstantmečio odisėja“, kuriame dalyvavo P.Kovas, aplankė 26 lietuvių bendruomenes penkiuose žemynuose.
Į keliautojų maršrutą pateko ir Brazilija. Čia su žygio dalyviais susitikęs lietuvių kilmės F.R.Blagevitchius svarstė, kaip pasaulyje labiau išgarsinti Lietuvą.
Šįmet jis laidos „12 moterų“ kūrėjus paskatino nuvykti į Lietuvą ir padėjo surasti pinigų šiai kelionei.
„Francisco pastangos — ypač svarbios, jis turi reklamos ir ryšių su visuomene agentūrą, pažįsta daug įtakingų žmonių.
Susipažinęs su „Tūkstantmečio odisėjos“ buriuotojais, jis ėmė atidžiau studijuoti savo šeimos istoriją ir sukti galvą, kaip labiau pareklamuoti protėvių šalį. Jei ne jis, vargu ar laidos kūrėjai būtų pasirinkę Lietuvą“, — pripažino P.Kovas.
Sulaukus laiško iš Brazilijos, jam teko suktis greitai, — kad laidos kūrėjų kelionė į Lietuvą tikrai įvyks, buvo patvirtinta iki jos likus vos keletui dienų.
Tiek laiko pakako, kad būtų susitarta su 12 žinomų ir eilinių, bet kuo nors savaip įdomių šalies moterų.

Prezidentė atrodė santūri
Laidos kūrėjų tikslas — pakalbinti kuo įvairesnių profesijų, socialinių sluoksnių atstoves.
Su Brazilijos televizijos kūrėjais bendravo prezidentė Dalia Grybauskaitė, dainininkė Veronika Povilionienė, TV3 laidos „Šok su manimi“ vedėja Jurgita Jurkutė, atlikėja Evelina Anusauskaitė, aktorė Nijolė Narmontaitė, TV3 vadovė Laura Blaževičiūtė ir kitos žinomos moterys.
Beje, F.R.Blagevitchius tik visai neseniai išsiaiškino, kad TV3 generalinė direktorė L.Blaževičiūtė — jo giminaitė.
Beveik du dešimtmečius žurnaliste dirbančiai, JAV kanalams CNN ir „Bloomberg“ reportažus rengusiai M.Candidai visos pašnekovės paliko puikų įspūdį.
„Ypač man įdomi buvo prezidentė. Ji — visai kitokia nei mano šalies vadovas Luizas Inacio Lula da Silva, kuris krečia pokštus, kartais elgiasi tiesiog pamišėliškai. Dalia Grybauskaitė man pasirodė santūri, protinga moteris“, — pasakojo Maria.
Į Prezidentūrą nusiųstą išankstinį klausimų sąrašą M.Candida prieš interviu paslėpė rankinėje, nusprendusi, kad geriausias pokalbis — ekspromtu.
„Mačiau, kad prezidentė buvo kiek nustebusi. Paklausiau, kas atsakingas už jos puikią šukuoseną. Pasirodo, kas antrą dieną ją aplanko kirpėjas. Pasakiau, kad tai — kiekvienos moters svajonė, o ji pajuokavo — kokia čia svajonė, jeigu už tai reikia mokėti“, — kvatojosi M.Candida.
Vietoje nenustygstančiai, greitakalbe be pertraukų kalbančiai žurnalistei įsiminė ir D.Grybauskaitės nustebęs žvilgsnis, kai brazilė pasiskundė, jog pokalbiui skirtas vos pusvalandis.
„Prezidentė atsakė, kad jai tai — labai daug. Bet pokalbis buvo šiltas, moteriškas, ji galiausiai pasakė, kad galiu klausti, ko tik noriu“, — įspūdžiais dalijosi M.Candida.
Užsuko į šokių projektą
Bradą Pittą, Sandrą Bullock ir daug kitų įžymybių prieš kameras kalbinusiai Mariai įsiminė ir viešnagė TV3 laidos „Šok su manimi“ filmavimo aikštelėje.
„Kai man pasakė, kad reikės šokti, labai išsigandau. Ačiū Dievui, tai tebuvo pokštas“, — šyptelėjo žurnalistė.
Pažintis su „Mis Lietuva 2007“ J.Jurkute ją net nustebino.
„Puiki, protinga, smalsi jauna moteris. Šauniai su ja padiskutavome apie tai, kad gražuolės dažnai visai be reikalo laikomos kvailokomis“, — spirgėjo M.Candida.
Pasibaigus filmavimams, žurnalistė jau pradėjo krimstis, kad laidai eteryje bus skirtos tik 35 minutės.
„Mažoka, bet būtent tokia yra laidos apie kiekvieną šalį trukmė. Gal vėliau išleisime DVD, į kurį pateks kur kas daugiau medžiagos“, — vylėsi M.Candida.
Paminės šeimos istoriją
Brazilijoje Maria sulaukia daug dėmesio — interviu su ja spausdina populiarūs žurnalai, keletą sykių jai buvo patikėta pristatyti JAV muzikos apdovanojimų „Grammy“ ir kino apdovanojimų „Oskarų“ teikimo ceremonijas.


Gerbėjų nestokojanti moteris tikisi, kad žiūrovus labiau susidomėti Lietuva paskatins ir jos šeimos istorija, kuri bus paminėta laidoje.
Marios proseneliai Jadvyga ir Aleksandras Sereičikai iš Lietuvos į Braziliją emigravo praėjusio amžiaus trečiajame dešimtmetyje.
„Jie keliavo laivu kartu su vaikais, taip pat ir mano senele Regina, kuri tada buvo dar visai maža. Viena jos sesuo susirgo ir, neištvėrusi kelionės, mirė laive“, — pasakojo M.Candida.
Domina giminės Lietuvoje
Ar Lietuvoje tebėra giminių, su kuriais būtų galima susisiekti? Atsakymo į šį klausimą kol kas nežino nei Maria, nei 31 metų operatoriaus asistentas R.Zukauskas.
Jo proseneliai Mykolas ir Veronika Žukauskai į Braziliją atvyko 1922 metais — kartu su Rafaelio seneliu Vaclovu, kuriam tuo metu tebuvo ketveri.
„Senelis Brazilijoje visą gyvenimą dirbo dantų protezuotoju. Jis vedė brazilę. Aš jau nekalbu lietuviškai, tačiau labai laukiau progos apsilankyti senelio gimtinėje.
Būtų įdomu išsiaiškinti, ar Lietuvoje turiu giminių. Brazilijoje yra nemažai žmonių, turinčių tokią pačią pavardę, kaip mano, bet mūsų kraujo ryšiai — neaiškūs“, — svarstė jaunas vyras.
Trokšta atvykti dar sykį
M.Candidos akyse jau po kelių viešnagės Lietuvoje dienų spindėjo noras būtinai dar sugrįžti į prosenelių kraštą.
„Manau, atvyksiu kitais metais, gal pavasarį. Turbūt kartu atvykti pasikviesiu motiną ir tetą. Joms bus labai įdomu. Jausmai, užplūdę širdį Lietuvoje, labai stiprūs“, — kalbėjo brazilė.
Lietuvą ji pamatė tokią, kokią ir įsivaizdavo — tik manė, kad oras rudenį mūsų šalyje kiek šiltesnis.
„Nepamačiau nieko, kas būtų blogai nuteikę. Išskyrus gal elgetaujančius žmones. Tačiau jų yra visur, Lietuva šiuo požiūriu nėra išskirtinė“, — susimąstė moteris.
Virs lietuviškus valgius
Paskutinę viešnagės dieną M.Candida kompiuterio ekrane džiūgaudama apžiūrinėjo nuotraukas — apsnigtą Trakų pilį, Vilniaus senamiestį ir net restorane patiektus valgius.
O iš krepšio traukė viešnagę priminsiančius suvenyrus, tarp jų — ir keleto senų Lietuvos žemėlapių kopijas.
„Štai čia — Žasliai, — Lietuvos miestelio pavadinimą, bedusi pirštu į žemėlapį, savaip tardama garsus perskaitė Maria. — Iš čia kilę mano proseneliai. Kitą sykį būtinai turiu ten nuvažiuoti“.
Išvykdama brazilė į lagaminą įsidėjo ir tradicinių lietuviškų valgių gaminimo knygą anglų kalba bei gintarinį širdies formos papuošalą.
„Jis primins, kad mano širdies dalelė — Lietuvoje. O grįžusi būtinai išmokysiu mamą ruošti lietuviškus valgius. Ir pati juos gaminsiu.
Cepelinus ir grybų sriubą, patiekiamą iš duonos padarytame puodelyje. Nuostabiai gardu.
Brazilijoje draugai stebisi, kodėl aš valgau tiek daug bulvių. Dabar žinau atsakymą — tikriausiai kalti lietuviški genai“, — juokėsi Maria.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Câmara aprova isenção de visto entre Brasil e Lituânia

O Plenário aprovou em 25/06/2008 o Projeto de Decreto Legislativo 55/07, da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, que ratifica acordo de isenção de visto de entrada entre Brasil e Lituânia (Leste Europeu). O projeto segue agora para o Senado.

Segundo o texto, brasileiros e lituanos não precisarão de visto em viagens de turismo ou de negócios que não ultrapassarem 90 dias com destino a um dos dois países. Caso o período de estada seja superior, o visto continuará sendo obrigatório, como é usual em acordos dessa natureza.

As regras também são aplicáveis aos cônjuges e filhos de até 21 anos do beneficiado. O acordo registra ainda que a isenção do visto não desobriga os cidadãos de ambas as partes de cumprirem as leis e regulamentos vigentes no país visitado.

Íntegra da proposta:- PDC-55/2007 Notícias anteriores: Comissão aprova isenção de visto entre Brasil e Lituânia CCJ aprova acordo sobre isenção de visto para Hong Kong Setor turístico pede aprovação de projeto sobre vistos CCJ aprova fim do visto para turista americano Hoteleiros pedem fim da reciprocidade na cobrança de visto

Reportagem - Marcello Larcher

Edição - Francisco Brandão

Fonte: http://www.direito2.com.br/

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Lituânia: Um dos líderes globais em tecnologias de laser

Um país de 3,5 milhões de habitantes, possui mais de 80% do mercado mundial de lasers de picosegundos de alta energia, é o maior exportador de lasers de femtosegundos bem como é o líder global na produção de geradores de luz ultra-rápida. Empresas lituanas de laser estão entre as primeiras no mundo a transferir resultados da pesquisa básica para a indústria, e são reconhecidamente capazes de produzir e oferecer equipamentos laser de alta qualidade para uma ampla variedade de setores da indústria.
O setor de lasers da Lituânia cresce a taxas de 15 a 20% ao ano, o que representa aproximadamente o dobro do crescimento econômico médio do país nos últimos anos.
No total são cerca de 15 produtores de laser, como a empresa UAB Ekspla que surgiu como spinoff do renomado Laboratório de Pesquisas de Lasers do Departamento de Eletrônica Quântica da Universidade de Vilnius. Estas empresas, juntas, empregam aproximadamente 300 especialistas, metade dos quais são engenheiros ou doutores. Os produtores de laser exportam tecnologias e componentes para cerca de 100 países, incluindo União Européia, Estados Unidos, Oriente Médio e Sudeste Asiático e Brasil, sendo a maior parte para universidades e laboratórios de pesquisa de empresas como Swiss Rolex, Olympus, Samsung e Mitsubishi. Em sua grande maioria, são utilizados pela indústria de semicondutores e eletrônica e em aplicações médicas como a oftalmologia. Outras empresas, como a americana Newport Corp, integram os itens e o laser em uma unidade completa para pesquisa e vendem para outros laboratórios do mundo.
Além da UAB Ekspla, mais outras três empresas - UAB Šviesos konversija, UAB Optida e UAB Standa - estão sendo beneficiadas pelo Fundo Estrutural da União Européia com fomento à pesquisa científica totalizando investimentos da ordem de 600 milhões de euros até 2013.


Daniel Pinto

Fontes:
http://www.businesslithuania.com/en/NewsDetails.html?sp=l35000000000000111
http://www.lda.lt/en/NewsDetails.html?sp=l35000000000000087
http://eetimes.eu/showArticle.jhtml?articleID=210604680

sexta-feira, 17 de julho de 2009

As Copas Européias para os Clubes Lituanos

Começaram neste mês de Julho as copas européias para as equipes lituanas.
Pela segunda rodada eliminatória da Champions League o Ekranas empatou em 2 a 2 com o FK Baki do Azerbaijão em jogo realizado em Aukštaitija - Panevezys – Lituânia.
Bička 52(pen), Trakys 90+3 para o Ekranas e os brasileiros Felipe Almeida 78, Rocha Batista 90+1 marcaram para o Baki.
O jogo de volta será dia 21 de Julho em Baku no Aazerbaijão.

Trakys comemora empate nos 93 minutos


Liga Europa
A partir da época 2004/05, a Taça UEFA adaptou um novo formato que incluirá uma fase grupos para além das tradicionais eliminatórias a duas mãos. A final continuará a disputar-se num só jogo.

Alteração Profunda
A competição inicia-se com duas pré-eliminatórias que antecedem a primeira ronda. Os 40 clubes apurados serão divididos em oito grupos de cinco equipes que jogarão um total de quatro jogos (dois em casa e dois fora). O vencedor, o segundo e o terceiro classificados qualificam-se para a fase eliminatória onde se juntarão os oito terceiros classificados da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Fase a Eliminar
A partir desta fase, os 32 emblemas disputarão entre si as clássicas eliminatórias a duas mãos onde se apura quem marcar mais gols no conjunto dos dois jogos. No caso de os clubes terem o mesmo número de gols marcados, passa a equipe que tiver apontado mais gols fora de casa.
Final
A final será decidida em apenas um jogo.


O novo torneio criado para substituir a antiga Copa Uefa é disputada por um total de 160 equipes, também começou neste mês com os representantes lituanos: o Vétra que estrou na fase preliminar 1 e eliminou o Grevenmacher de Luxemburgo num dupo 3 a 0, com cerca de 800 pessoas no Vilnius Vétra Stadium e enfrenta agora o HJK Helsinki da Finlândia.

O Suduva recebe em Stadium of Marijampole football club - Marijampole – o Randers da Dinamarca num difícil confronto pela fase 2.
Já o FB Kaunas viaja para Belgrado enfrentar no estádio do FK Partizan – Sevojno da Sérvia um clube da segunda divisão local.
E o Vétra recebe em Vilnius no Vilnius Stadium o HJK da Finlândia.

Os jogos de volta ocorrem dia 23 de Julho.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Suduva vence Superliga LFF

Sūduva Marijampole vencedor da Taça LFF também ganhou o LFF Super Taça da Liga vencendo os campeões nacionais Ekranas Panevėžys por 2 a 1 nos penatis após um dramático jogo em Šiauliai .



No tempo normal e na prorrogação não houve abertura de contagem. Ekranas capitão Deimantas Bička teve a melhor oportunidade, mas perdeu uma penalidade no minuto 65. Enquanto Dominykas Galkevičius e Dainius Gleveckas também atingiu a trave com duas cabeçadas .

Os campeões d Lyga A também terminaram o jogo com menos um homem após defensor Povilas Šarūnas ser expulso no 96o minuto.

Esta foi a primeira vez que o clube ganhou o Marijampole LFF Super Taça troféu que é decidido entre os vencedores da Liga e Taça LFF vencedores.

"O jogo podia ter uma ou outra maneira, mas foi sorte estava do nosso lado e nós ganhámos. Estou orgulhoso da equipe - que é o nosso segundo troféu em duas semanas ", - disse Sūduva treinador Gediminas Jarmalavičius.

Šiauliai estádio municipal da cidade, público 1600.

Árbitro - Audrius Žuta
Ekranas 0: 0 Sūduva
(0:0 após a tempo inteiro ea tempo extra, depois dos pênaltis 1:2)
65 'Deimantas Bička (Ekranas) penalidade falhada, 96' Povilas Šarūnas (Ekranas) expulso

Ekranas: Kauneckas; Matovič, Sasnauskas (114 'Janušauskas), Gleveckas, Šarūnas; Arlauskas (90' Saulėnas), Tomkevičius, Bička (72 'Banys), Galkevičius (112' Rahn); Varnas (106 'Padaigis), Trakys
Sūduva: Vitkauskas; G. Klevinskas (77 'Lukšys), M. Skinderis, Gnedojus, Skroblas; Radavičius, Leimonas, Urbšys, Zagurskas (72' Krasnovskis), G. Slavickas; Brokas (62 'B. Biskys)

Lituânia tem partida decisiva nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2010

Grandes alterações na convocação foram feitas pelo treinador da seleção, o português José Couceiro(que apos treinar o Kaunas em 2008 assumiu o Gaziantepspor da Turquia em 2009 acumulando as funções de seleção e clube), na lista preliminar para o jogo decisivo diante da Romênia nas Eliminatórias FIFA World Cup 2010, em Marijampole.Atualmente ocupando a posição de numero 60 no Ranking da FIFA com 544 pontos joga para manter as esperanças de classificação para o Mundial de 2010 e uma vitoria diante da Romênia é fundamental para manter o sonho.
Estão lesionados o atacante do Glasgow Rangers Andrius Velička e Robertas Poškus que joga atualmente no time russo Yekaterinburgo. "A. Velička não pode ajudar a equipe devido a doença, enquanto R. Poškus não foi chamado após uma decisão do órgão de gestão "- Disse o diretor nacional da seleção Robertas Tautkus .Povilas Lukšys do Sūduva Marijampole será o único representante da Lyga, numa esquadra dominada por jogadores estrangeiros. Esta poderá ser uma das últimas oportunidades para o atleta de 29 anos provar seu nível internacional, tem apenas 3 convocações até à data.
Antigo atleta do FBK Kaunas o defensor Irmantas Zelmikas e o meia Kestutis Ivaškevičius estão fora da seleção também. Ambos estão sem clubes, portanto agentes livres.
Não foi convocado o versátil defensor / meia Andrius Jokšas , atuando na Bielo-Rússia os meias Darius Miceika e Vytautas Lukša foram chamados após uma ausência.
Desta vez, o plantel não vai viajar para uma concentração no exterior e a preparação para o jogo em Marijampole.

Lituânia e Romênia vai jogar no dia 6 de Junho, em Marijampole.

Lista de convocados para a rodada da Eliminatória:
Goleiros:
1. Žydrūnas Karčemarskas (Dínamo Moscou, Rússia)
2. Paulius Grybauskas (Otelul Galati, Romênia)
3. Giedrius Arlauskis (Unirea, Romênia)
Defensores:
4. Ignas Dedura (Spartak Moscou, Rússia)
5. Marius Žaliūkas (Edimburgo Hearts, Escócia)
6. Vidas Alunderis (Tavrija Simferopol, Ucrânia)
7. Marius Stankevičius (Sampdoria, Itália)
8. Arūnas Klimavičius (uralo Yekaterinburgo, Rússia)
9. Andrius Skerla (Jagiellonia, Polônia)
Meias:
10. Deividas Šemberas (CSKA Moscou, Rússia)
11. Saulius Mikoliūnas (agente livre)
12. Linas Pilibaitis (Györi ETO FC, Hungria)
13. Mantas Savėnas (Nosta, Rússia)
14. Darius Miceika (Granit, Bielorrússia)
15. Mindaugas Kalonas (Metalurg, da Ucrânia)
16. Deividas Česnauskis (agente livre)
17. Edgaras Česnauskis (Moscou, Rússia)
18. Darvydas Šernas (Widzew Lodz, na Polônia)
19. Mindaugas Panka (Widzew Lodz, na Polônia)
20. Vytautas Lukša (MTZ-RIPO Minsk, Bielorrússia)
Atacantes:
21. Tomas Danilevičius (Livorno, Itália)
22. Povilas Lukšys (Sūduva Marijampole)

A Rodada:
Sábado, 06 de junho
15h00 Lituânia x Romênia - Marijampole
15h30 Sérvia x Áustria - Belgrado
Quarta-feira, 10 de junho
15h15 Ilhas Faroe x Sérvia - Torshavn

Classificação do Grupo 7

TIME PG J V E D GP GC SG
1 Sérvia 12 5 4 0 1 12 5 7
2 França 10 5 3 1 1 7 6 1
3 Lituânia 9 6 3 0 3 6 5 1
4 Áustria 7 5 2 1 2 7 8 -1
5 Romênia 4 5 1 1 3 6 10 -4
6 Ilhas Faroe 1 4 0 1 3 1 5 -4

PG - pontos ganhos;
J - jogos; V - vitórias;
E - empates;
D - derrotas;
GP - gols pró;
GC - gols contra;
SG - saldo de gols

OBS: O primeiro colocado do grupo avança direto para a Copa do Mundo de 2010 e o segundo colocado vai para o playoff europeu.

Torcida Lituana
Os jogos até agora da Lituânia:
06/09/08 21:00Cluj Rumanía0:3 (0:1)Lituania
10/09/08 20:30Marijampole Lituania2:0 (0:0)Austria
11/10/08 20:15Belgrade Serbia3:0 (2:0)Lituania
15/10/08 19:00Kaunas Lituania1:0 (1:0)Islas Feroe
28/03/09 21:45Kaunas Lituania0:1 (0:0)Francia
01/04/09 21:00Saint-Denis Francia1:0 (0:0)Lituania
06/06/09 21:00Marijampole Lituania-Rumanía
09/09/09 não definido Islas Feroe-Lituania
10/10/09 não definido Austria-Lituania
14/10/09 não definido Lituania-Serbia


terça-feira, 2 de junho de 2009

Rótulos de cervejas lituanas

Dica para colecionadores de rótulos de cerveja:

O sr. Ricardo Grynszpan é negociante de rótulos de cerveja para colecionadores e tem muitos rótulos de cervejas lituanas.


Todos os rótulos são originais e nunca foram colados nas garrafas.

O valor dos rótulos:
Pacote com 50: R$40,00
Pacote com 100: R$70,00

Não vem nenhum repetido!

Aos interessados em obter esses artigos para decorar ambientes ou até começar uma coleção, entre em contato através do e-mail: ricardogry@yahoo.com.br

Preenchimento de Documentos para obtenção de Cidadania e Passaporte Lituanos.

Preenchimento de Documentos para obtenção de Cidadania e Passaporte Lituanos
Assessoria Externa Profissional
Dr. Pio O. Butrimavicius - mail: pbutrimavicius@aasp.org.br

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Livro Lendas e Contos lituanos

Com o objetivo de difundir a cultura lituana no Brasil, as colunistas do jornal Musu Lietuva, Maria Cristina Bessa e Regina Garkauskas Umara lançaram o livro “Lendas e Contos lituanos” que reúne contos, fábulas e lendas da Lituânia.




O livro é composto de textos que foram traduzidos para o português e que são de domínio público.

Valor: R$15,00
A entrega é grátis para residentes da região próxima a Comunidade Lituana da Vila Zelina.

Maiores informações sobre o livro ou como comprá-lo através dos e-mails: cristinabessa@bol.com.br e/ou reginaumaras@terra.com.br


Maria Cristina Bessa é professora universitária de literatura estrangeira na Uniban.
Regina Garkauskas Umaras é professora universitária, dentro da área de Literatura de Língua Portuguesa e Infanto-Juvenil
As duas são também colaboradoras do Musu Lietuva, na coluna de Contos e Mitos Lituanos.

terça-feira, 24 de março de 2009

Respeitáveis membros da comunidade lituana!

Respeitáveis membros da comunidade lituana!
Queridos compatriotas!

Envio-lhes as minhas mais sinceras saudações pela ocasião do milénio da menção do nome da Lituânia e saúdo todos os que cultivam a cultura e a língua materna, as tradições populares e a lituanidade.
Estava predestinado pela história que o povo lituano seria obrigado a recriar o seu Estado várias vezes. E à frente deste trabalho criativo sempre estiveram as pessoas mais cultas, de amplos horizontes e eruditas de toda a Lituânia e também das comunidades lituanas dispersas no mundo inteiro.
Esta união, que foi confirmada pela história, e esta colaboração testemunham que nós somos uma grande e indivisível família de lituanos. Independentemente de que estejamos longe da nossa Pátria, independentemente da distância que nos separa, em espírito, em pensamento e em sentimentos estaremos sempre na Lituânia e nos sentiremos como filhos de uma mesma terra, de uma mesma nação. Somos pessoas unidas pelo passado comum de nossos pais e antepassados, pelas mesmas raízes espirituais, pela mesma esperança.
Hoje podemos orgulhar-nos de inúmeros compatriotas inteligentes – trabalhadores, talentosos, pessoas que difundem as suas ideias e são capazes de fazer com que elas se tornem realidade. Com muita honra na Europa e no mundo, na história e no presente, ocupamos um lugar ao lado de países democráticos.
Vamos juntar-nos para celebrar o milénio da menção do nome da Lituânia, vamos juntar os nossos esforços e talentos pessoais para consolidar o nosso Estado e para divulgar o nome do nosso país mediante a realização de nossos trabalhos. Que a liberdade e a responsabilidade, o talento e o trabalho de cada um de nós, de cada pessoa, seja dirigido a um mesmo fim. Eu creio que se seguimos este caminho, nos consolidaremos cada vez mais como uma grande comunidade que somos – a nação lituana.
Desejo que ao celebrar o jubileu histórico da Lituânia – o seu Milénio –, este sentimento de lituanidade seja imensamente forte e vivo, para que cada um de nós seja importante e necessário ao outro e que nos preocupemos uns pelos outros.
Vamos estar juntos com a Lituânia e o mundo! Vamos declarar ao uníssono: “Lituânia já cumpriu mil anos!”

Valdas Adamkus
Presidente da República da Lituânia

quarta-feira, 11 de março de 2009

quarta-feira, 4 de março de 2009

Dica do Cônsul

Informações sobre o Veleiro Lituano que chegará no dia 07 de março de 2.009 (sábado) no Iate Clube de Santos (situado no Guarujá).

http://1000odiseja.lt - cliquem na opção para o idioma inglês ...

01- A Lituânia está comemorando 1.000 anos em 2.009;
02- Estão sendo realizados mais de 700 (setecentos) eventos;
03- Um dos eventos é a vinda do Veleiro AMBERSAIL ao Brasil ...
04- Este veleiro está dando a Volta ao Mundo. Visitarão mais de 24 locais do mundo.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Comemoração


Na próxima segunda-feira, a Lituânia comemora 91 anos de independência. Para celebrar a data, a comunidade lituana de São Paulo promove, no domingo, 15, às 15h, uma missa comemorativa na Paróquia São José de Vila Zelina, bairro que concentra a maior parte dos imigrantes lituanos na capital. Com apoio do Consulado da Lituânia no Brasil, o evento deve reunir centenas de participantes, entre eles o cônsul honorário, Francisco Ricardo Blagevitch. A iniciativa também coincide com as comemorações dos mil anos de Vilnius, capital da Lituânia, eleita a capital cultural da Europa.

Comemoração Lituana


Comemoração Lituana
No próximo dia 16 (segunda-feira), a Lituânia comemora 91 anos de independência. Para celebrar a data, a comunidade lituana de São Paulo promove, no domingo, 15, às 15h, uma missa comemorativa na Paróquia São José de Vila Zelina, bairro que concentra a maior parte dos imigrantes lituanos na capital. Com apoio do Consulado da Lituânia no Brasil, o evento deve reunir centenas de participantes, entre eles o cônsul honorário, Francisco Ricardo Blagevitch. A iniciativa também coincide com as comemorações dos mil anos de Vilnius, capital da Lituânia, eleita a capital cultural da Europa.
Serviço – Missa Comemorativa
Paróquia São José de Vila Zelina
Data/horário: domingo, 15/02, às 15h
End.: Rua Inácio, 671
Tel.: 11- 2341-5975
Consulado Lituânia no Estado de São Paulo – Brasil
End.: Av. Dr. Yojiro Takaoka, 4.384 – conj. 1016
Santana de Parnaíba - Bairro Alphaville (SP) – CEP: 06541-038
Tel.: 11- 4153-3592
E-mail: francisco.blagevitch@asystsudamerica.com
Sobre a Lituânia
A Lituânia, com aproximadamente 3,5 milhões de habitantes é uma das três repúblicas bálticas, e foi a primeira república soviética a conquistar a sua independência, em 1980. Os 1.000 anos de existência do país, que serão comemorados em 2009, contrapõem-se à independência recente criando uma profusão de histórias e culturas peculiares. Em 1991, o País entra nas Nações Unidas e em 2004 é reconhecido como membro da União Européia. Seu atual presidente, Valdas Adamkus, é um intelectual renomado que foi nomeado embaixador da UNESCO em 2003 e personalidade da Europa em 2007. O regime político é a democracia parlamentar com mandado presidencial de cinco anos. Ele é um dos responsáveis pelo rápido desenvolvimento comercial e cultural do País, que já é palco de uma extensa agenda cultural por ter sido nomeado Capital Cultural da Europa em 2009.

Comemoração Lituana



Comemoração Lituana

No próximo dia 16 (segunda-feira), a Lituânia comemora 91 anos de independência. Para celebrar a data, a comunidade lituana de São Paulo promove, no domingo (15), às 15h, uma missa comemorativa na Paróquia São José de Vila Zelina, bairro que concentra a maior parte dos imigrantes lituanos na capital. Com apoio do Consulado da Lituânia no Brasil, o evento deve reunir centenas de participantes, entre eles o cônsul honorário, Francisco Ricardo Blagevitch. A iniciativa também coincide com as comemorações dos mil anos de Vilnius, capital da Lituânia, eleita a capital cultural da Europa.
Missa Comemorativa, no dia 15 de fevereiro (Domingo), às 15h, na Paróquia São José de Vila Zelina, Rua Inácio, 671, telefone (11) 2341-5975
Consulado Lituânia no Estado de São Paulo – Brasil, fica na Av. Dr. Yojiro Takaoka, 4.384 – Conj. 1016, Santana de Parnaíba - Bairro Alphaville (SP) – CEP: 06541-038 Tel.: (11) 4153-3592 E-mail: francisco.blagevitch@asystsudamerica.com
Perfil da Lituânia - A Lituânia, com aproximadamente 3,5 milhões de habitantes é uma das três repúblicas bálticas, e foi a primeira república soviética a conquistar a sua independência, em 1980. Os 1.000 anos de existência do país, que serão comemorados em 2009, contrapõem-se à independência recente criando uma profusão de histórias e culturas peculiares. Em 1991, o País entra nas Nações Unidas e em 2004 é reconhecido como membro da União Européia. Seu atual presidente, Valdas Adamkus, é um intelectual renomado que foi nomeado embaixador da UNESCO em 2003 e personalidade da Europa em 2007. O regime político é a democracia parlamentar com mandado presidencial de cinco anos. Ele é um dos responsáveis pelo rápido desenvolvimento comercial e cultural do País, que já é palco de uma extensa agenda cultural por ter sido nomeado Capital Cultural da Europa em 2009.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Comemoração Lituana


Lituânia, 91


Lituânia, 91
Amanhã (dia 16) a Lituânia comemora 91 anos de independência. Para celebrar a data, a comunidade lituana de São Paulo promove, hoje (dia 15), às 15h, uma missa comemorativa na Paróquia São José (r. Inácio, 671, tel. 2341-5975), na Vila Zelina bairro que concentra a maior parte dos imigrantes lituanos na capital. Com apoio do Consulado da Lituânia no Brasil, o evento deve reunir centenas de participantes, entre eles o cônsul honorário, Francisco Ricardo Blagevitch. A iniciativa também coincide com as comemorações dos mil anos de Vilnius, capital da Lituânia, eleita a capital cultural da Europa.

Consulado da Lituânia celebra 91 anos de independência do país



Consulado da Lituânia celebra 91 anos de independência do país

SÃO PAULO - No próximo dia 16 (segunda-feira), a Lituânia comemora 91 anos de independência. Para celebrar a data, a comunidade lituana de São Paulo promove, no domingo, 15, às 15h, uma missa comemorativa na Paróquia São José de Vila Zelina, bairro que concentra a maior parte dos imigrantes lituanos na capital. Com apoio do Consulado da Lituânia no Brasil, o evento deve reunir centenas de participantes, entre eles o cônsul honorário, Francisco Ricardo Blagevitch. A iniciativa também coincide com as comemorações dos mil anos de Vilnius, capital da Lituânia, eleita a capital cultural da Europa.Sobre a LituâniaA Lituânia, com aproximadamente 3,5 milhões de habitantes é uma das três repúblicas bálticas, e foi a primeira república soviética a conquistar a sua independência, em 1980. Os 1.000 anos de existência do país, que serão comemorados em 2009, contrapõem-se à independência recente criando uma profusão de histórias e culturas peculiares. Em 1991, o País entra nas Nações Unidas e em 2004 é reconhecido como membro da União Européia. Seu atual presidente, Valdas Adamkus, é um intelectual renomado que foi nomeado embaixador da UNESCO em 2003 e personalidade da Europa em 2007. O regime político é a democracia parlamentar com mandado presidencial de cinco anos. Ele é um dos responsáveis pelo rápido desenvolvimento comercial e cultural do País, que já é palco de uma extensa agenda cultural por ter sido nomeado Capital Cultural da Europa em 2009.Serviço Missa Comemorativa - Paróquia São José de Vila Zelina - Rua Inácio, 671. São Paulo - SP. Domingo, 15/02, às 15h. Mais informações no telefone: 11- 2341-5975

Consulado da Lituânia celebra 91 anos de independência do país

Consulado da Lituânia celebra 91 anos de independência do país

No próximo dia 16 (segunda-feira), a Lituânia comemora 91 anos de independência
Comemoração lituana
No próximo dia 16 (segunda-feira), a Lituânia comemora 91 anos de independência. Para celebrar a data, a comunidade lituana de São Paulo promove, no domingo, 15, às 15h, uma missa comemorativa na Paróquia São José de Vila Zelina, bairro que concentra a maior parte dos imigrantes lituanos na capital. Com apoio do Consulado da Lituânia no Brasil, o evento deve reunir centenas de participantes, entre eles o cônsul honorário, Francisco Ricardo Blagevitch. A iniciativa também coincide com as comemorações dos mil anos de Vilnius, capital da Lituânia, eleita a capital cultural da Europa.

Serviço – Missa Comemorativa
Paróquia São José de Vila Zelina
Data/horário: domingo, 15/02, às 15h
End.: Rua Inácio, 671
Tel.: 11- 2341-5975

Consulado Lituânia no Estado de São Paulo – Brasil
End.: Av. Dr. Yojiro Takaoka, 4.384 – conj. 1016
Santana de Parnaíba - Bairro Alphaville (SP) – CEP: 06541-038
Tel.: 11- 4153-3592
E-mail: francisco.blagevitch@asystsudamerica.com

Sobre a Lituânia
A Lituânia, com aproximadamente 3,5 milhões de habitantes é uma das três repúblicas bálticas, e foi a primeira república soviética a conquistar a sua independência, em 1980. Os 1.000 anos de existência do país, que serão comemorados em 2009, contrapõem-se à independência recente criando uma profusão de histórias e culturas peculiares. Em 1991, o País entra nas Nações Unidas e em 2004 é reconhecido como membro da União Européia. Seu atual presidente, Valdas Adamkus, é um intelectual renomado que foi nomeado embaixador da UNESCO em 2003 e personalidade da Europa em 2007. O regime político é a democracia parlamentar com mandado presidencial de cinco anos. Ele é um dos responsáveis pelo rápido desenvolvimento comercial e cultural do País, que já é palco de uma extensa agenda cultural por ter sido nomeado Capital Cultural da Europa em 2009.

Consulado da Lituânia celebra 91 anos de independência do país

Comemoração lituana

12/02/2009
No próximo dia 16 (segunda-feira), a Lituânia comemora 91 anos de independência. Para celebrar a data, a comunidade lituana de São Paulo promove, no domingo, 15, às 15h, uma missa comemorativa na Paróquia São José de Vila Zelina, bairro que concentra a maior parte dos imigrantes lituanos na capital. Com apoio do Consulado da Lituânia no Brasil, o evento deve reunir centenas de participantes, entre eles o cônsul honorário, Francisco Ricardo Blagevitch. A iniciativa também coincide com as comemorações dos mil anos de Vilnius, capital da Lituânia, eleita a capital cultural da Europa. SERVIÇOMissa ComemorativaParóquia São José de Vila ZelinaData/horário: domingo, 15/02, às 15hEnd.: Rua Inácio, 671Tel.: 11- 2341-5975
Sobre a Lituânia
A Lituânia, com aproximadamente 3,5 milhões de habitantes é uma das três repúblicas bálticas, e foi a primeira república soviética a conquistar a sua independência, em 1980. Os 1.000 anos de existência do país, que serão comemorados em 2009, contrapõem-se à independência recente criando uma profusão de histórias e culturas peculiares. Em 1991, o País entra nas Nações Unidas e em 2004 é reconhecido como membro da União Européia. Seu atual presidente, Valdas Adamkus, é um intelectual renomado que foi nomeado embaixador da UNESCO em 2003 e personalidade da Europa em 2007. O regime político é a democracia parlamentar com mandado presidencial de cinco anos. Ele é um dos responsáveis pelo rápido desenvolvimento comercial e cultural do País, que já é palco de uma extensa agenda cultural por ter sido nomeado Capital Cultural da Europa em 2009.

Consulado da Lituânia celebra 91 anos de independência do país


Consulado da Lituânia celebra 91 anos de independência do país
No próximo dia 16 (segunda-feira), a Lituânia comemora 91 anos de independência. Para celebrar a data, a comunidade lituana de São Paulo promove, no domingo, 15, às 15h, uma missa comemorativa na Paróquia São José de Vila Zelina, bairro que concentra a maior parte dos imigrantes lituanos na capital. Com apoio do Consulado da Lituânia no Brasil, o evento deve reunir centenas de participantes, entre eles o cônsul honorário, Francisco Ricardo Blagevitch. A iniciativa também coincide com as comemorações dos mil anos de Vilnius, capital da Lituânia, eleita a capital cultural da Europa. Serviço – Missa ComemorativaParóquia São José de Vila ZelinaData/horário: domingo, 15/02, às 15hEnd.: Rua Inácio, 671Tel.: 11- 2341-5975Consulado Lituânia no Estado de São Paulo – BrasilEnd.: Av. Dr. Yojiro Takaoka, 4.384 – conj. 1016Santana de Parnaíba - Bairro Alphaville (SP) – CEP: 06541-038Tel.: 11- 4153-3592E-mail: francisco.blagevitch@asystsudamerica.com Sobre a LituâniaA Lituânia, com aproximadamente 3,5 milhões de habitantes é uma das três repúblicas bálticas, e foi a primeira república soviética a conquistar a sua independência, em 1980. Os 1.000 anos de existência do país, que serão comemorados em 2009, contrapõem-se à independência recente criando uma profusão de histórias e culturas peculiares. Em 1991, o País entra nas Nações Unidas e em 2004 é reconhecido como membro da União Européia. Seu atual presidente, Valdas Adamkus, é um intelectual renomado que foi nomeado embaixador da UNESCO em 2003 e personalidade da Europa em 2007. O regime político é a democracia parlamentar com mandado presidencial de cinco anos. Ele é um dos responsáveis pelo rápido desenvolvimento comercial e cultural do País, que já é palco de uma extensa agenda cultural por ter sido nomeado Capital Cultural da Europa em 2009.

Consulado da Lituânia celebra 91 anos de independência do país


Consulado da Lituânia celebra 91 anos de independência do país
No próximo dia 16 (segunda-feira), a Lituânia comemora 91 anos de independência. Para celebrar a data, a comunidade lituana de São Paulo promove, no domingo, 15, às 15h, uma missa comemorativa na Paróquia São José de Vila Zelina, bairro que concentra a maior parte dos imigrantes lituanos na capital. Com apoio do Consulado da Lituânia no Brasil, o evento deve reunir centenas de participantes, entre eles o cônsul honorário, Francisco Ricardo Blagevitch. A iniciativa também coincide com as comemorações dos mil anos de Vilnius, capital da Lituânia, eleita a capital cultural da Europa. Serviço – Missa ComemorativaParóquia São José de Vila ZelinaData/horário: domingo, 15/02, às 15hEnd.: Rua Inácio, 671Tel.: 11- 2341-5975Consulado Lituânia no Estado de São Paulo – BrasilEnd.: Av. Dr. Yojiro Takaoka, 4.384 – conj. 1016Santana de Parnaíba - Bairro Alphaville (SP) – CEP: 06541-038Tel.: 11- 4153-3592E-mail: francisco.blagevitch@asystsudamerica.com Sobre a LituâniaA Lituânia, com aproximadamente 3,5 milhões de habitantes é uma das três repúblicas bálticas, e foi a primeira república soviética a conquistar a sua independência, em 1980. Os 1.000 anos de existência do país, que serão comemorados em 2009, contrapõem-se à independência recente criando uma profusão de histórias e culturas peculiares. Em 1991, o País entra nas Nações Unidas e em 2004 é reconhecido como membro da União Européia. Seu atual presidente, Valdas Adamkus, é um intelectual renomado que foi nomeado embaixador da UNESCO em 2003 e personalidade da Europa em 2007. O regime político é a democracia parlamentar com mandado presidencial de cinco anos. Ele é um dos responsáveis pelo rápido desenvolvimento comercial e cultural do País, que já é palco de uma extensa agenda cultural por ter sido nomeado Capital Cultural da Europa em 2009.

Consulado da Lituânia celebra 91 anos de independência do país


Consulado da Lituânia celebra 91 anos de independência do país

No próximo dia 16 (segunda-feira), a Lituânia comemora 91 anos de independência. Para celebrar a data, a comunidade lituana de São Paulo promove, no domingo, 15, às 15h, uma missa comemorativa na Paróquia São José de Vila Zelina, bairro que concentra a maior parte dos imigrantes lituanos na capital. Com apoio do Consulado da Lituânia no Brasil, o evento deve reunir centenas de participantes, entre eles o cônsul honorário, Francisco Ricardo Blagevitch. A iniciativa também coincide com as comemorações dos mil anos de Vilnius, capital da Lituânia, eleita a capital cultural da Europa. Serviço – Missa ComemorativaParóquia São José de Vila ZelinaData/horário: domingo, 15/02, às 15hEnd.: Rua Inácio, 671Tel.: 11- 2341-5975Consulado Lituânia no Estado de São Paulo – BrasilEnd.: Av. Dr. Yojiro Takaoka, 4.384 – conj. 1016Santana de Parnaíba - Bairro Alphaville (SP) – CEP: 06541-038Tel.: 11- 4153-3592E-mail: francisco.blagevitch@asystsudamerica.comSobre a LituâniaA Lituânia, com aproximadamente 3,5 milhões de habitantes é uma das três repúblicas bálticas, e foi a primeira república soviética a conquistar a sua independência, em 1980. Os 1.000 anos de existência do país, que serão comemorados em 2009, contrapõem-se à independência recente criando uma profusão de histórias e culturas peculiares. Em 1991, o País entra nas Nações Unidas e em 2004 é reconhecido como membro da União Européia. Seu atual presidente, Valdas Adamkus, é um intelectual renomado que foi nomeado embaixador da UNESCO em 2003 e personalidade da Europa em 2007. O regime político é a democracia parlamentar com mandado presidencial de cinco anos. Ele é um dos responsáveis pelo rápido desenvolvimento comercial e cultural do País, que já é palco de uma extensa agenda cultural por ter sido nomeado Capital Cultural da Europa em 2009.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Lietuvos Respublikos Prezidento Valdo Adamkaus tostas oficialaus vizito Brazilijos Federacinėje Respublikoje metu

Lietuvos Respublikos Prezidento Valdo Adamkaus tostas oficialaus vizito Brazilijos Federacinėje Respublikoje metu
2008 m. liepos 16 d.


Jūsų Ekscelencija Prezidente Luizai Ináciau Lula da Silva,
Gerbiamoji Ponia Marisa Letícia Lula da Silva,
Gerbiamosios ponios ir ponai,


Ačiū Jums už svetingumą ir šiltą priėmimą, kurį Alma, aš ir visa mūsų delegacija jaučiame Jūsų nuostabioje šalyje ir jos sostinėje Brazilijoje.

Šis vizitas yra išskirtinė galimybė sutvirtinti Lietuvos draugystę su Brazilija -- viena didžiausių pasaulio demokratijų. Nors mus ir skiria didelis geografinis atstumas, tačiau suartina istoriniai ir žmogiškieji ryšiai bei bendros vertybės.

Dvidešimto amžiaus pradžioje Brazilija tapo antraisiais namais tūkstančiams išeivių iš Lietuvos. Esame dėkingi, kad Jūsų tauta parodė tikrą brazilišką svetingumą ir šiltai priėmė mūsų žmones, leido jiems puoselėti savo kultūrą ir papročius. Šiandien 40 000 lietuvių kilmės braziliečių savo darbu prisideda prie Brazilijos klestėjimo. Net neabejoju, kad ši gyva žmonių grandinė, jungianti mūsų tautas, ateityje bus tas tvirtas pagrindas, kuriuo remdamiesi mes stiprinsime ir plėtosime savo valstybių ryšius.

Lietuva ir Brazilija diplomatinius santykius užmezgė dar 1931 metais. Deja, nepraėjus ir dešimtmečiui, Lietuvą okupavo sovietinė kariuomenė ir iš mūsų žmonių atėmė galimybę laisvai kurti savo ateitį. Tačiau sovietinė kariuomenė nesugebėjo iš Lietuvos atimti vilties vėl tapti laisva. Šią viltį stiprino ir Brazilijos, Jungtinių Amerikos Valstijų, Urugvajaus, Čilės bei kitų šalių vykdyta sovietinės okupacijos nepripažinimo politika. Esame dėkingi Brazilijai už tai. Šiuo žingsniu Jūs visam pasauliui įrodėte, jog esate pasiryžę ginti sąžinės, teisingumo ir laisvės idealus. Tokia atsakinga ir į vertybes orientuota Brazilijos politika Jums pelnytai užtarnavo pagarbą ir leido tapti ne tik regiono lydere, bet ir ypač svarbia tarptautinės politikos veikėja. Šiandien Brazilija daug prisideda prie to, kad regione ir visame pasaulyje įsigalėtų stabilumas, ekonominė gerovė ir demokratinės vertybės. Jūs tai darote rodydami pavyzdį Jungtinių Tautų stabilizacijos misijose Haityje ir Rytų Timore, kituose tarptautiniuose forumuose ir organizacijose. Tokios atsakingos Brazilijos lyderystės reikia ne tik Lotynų Amerikos regionui, bet ir visai tarptautinei bendruomenei, šiandien kovojančiai su naujais dvidešimt pirmojo amžiaus iššūkiais. Šie iššūkiai iš žmonijos vis dažniau reikalauja ne ginkluoto įsikišimo, bet išmintingų sprendimų ir glaudaus tarptautinio bendradarbiavimo. Pavyzdžiui, energetinį saugumą galėsime užtikrinti tik tuomet, kai tiek išteklių tiekėjos, tiek tranzitinės valstybės, tiek vartotojos laikysis aiškių savitarpio pagarbos ir skaidrumo principų, kai energetiniai ištekliai nebus naudojami kaip politinio spaudimo priemonė ir kai šiuos išteklius naudosime efektyviai. Atsakomybė, kurią jaučia Lietuva ir Brazilija kovoje su šiais naujo pobūdžio iššūkiais, dar labiau suartina mūsų tautas.

Jūsų Ekscelencija,

Lietuva ypač vertina Jūsų asmenines pastangas sumažinti ir visai panaikinti badą bei skurdą pasaulyje. Jūs teisingai pastebėjote sakydamas, jog „ten, kur badas, ten nėra vilties. Badas maitina smurtą ir fanatizmą. Pasaulis, kuriame žmonės badauja, niekuomet nebus saugus“. Naujo pobūdžio grėsmių jokia valstybė negali įveikti viena, ir jokia valstybė šioje kovoje nėra per maža ar per silpna. Todėl tikiuosi, kad ateityje mes toliau dirbsime kartu, kad sėkmingai nugalėtumėme skurdo, bado, nestabilumo, energetinio saugumo, netolygaus vystymosi, klimato kaitos ir kitus dvidešimt pirmojo amžiaus iššūkius.

Lietuvos ir Brazilijos ryšiai turi didelį potencialą, kurio kol kas nesame visiškai išnaudoję. Pavyzdžiui, ekonominiai ryšiai. Šiandien Lietuvos ir Brazilijos prekyba siekia nedidelę 20 mln. eurų ribą. Ar daug verslininkų Brazilijoje žino apie vieno iš nedaugelio Šiaurės Europoje neužšąlančio Lietuvos uosto Klaipėdos galimybes? Arba tas galimybes, kurias Lietuva gali pasiūlyti Lotynų Amerikos verslininkui, norinčiam plėsti savo verslą visame Eurazijos regione: daug Lietuvos gyventojų gerai kalba angliškai ir rusiškai, puikiai pažįsta Rytų rinkas -- Rusijos, Ukrainos, Pietų Kaukazo ir kitų šalių, be to, mes esame ES vieningos rinkos dalis. Mūsų delegacijoje yra nemažai Lietuvos verslininkų, kurie rytoj dalyvaus Lietuvos ir Brazilijos verslo forume San Paulo mieste. Tikiuosi, kad ateityje sulauksime ir brazilų verslininkų vizito Lietuvoje.

Mūsų verslo ryšių potencialas yra didelis dar ir dėl to, kad Lietuvos ir Brazilijos žmonės vieni kitiems jaučia simpatijų. Atvykę į Lietuvą, Jūs sutiksite draugiškus žmones, besižavinčius Brazilijos virtuozišku futbolu, lotyniškais ritmais, nuostabiuoju samba, besimokančius capoeiros šokio. Daugelis lietuvių yra skaitę brazilų rašytojų kūrinius, todėl tokie vardai kaip Paulas Kueljas, Mačado de Asis ar Žoržis Amadu ir kiti gerai pažįstami mūsų žmonėms.

Džiaugiuosi, kad, nepaisant mus skiriančio didelio geografinio atstumo, mūsų menininkai glaudžiai bendradarbiauja: lietuvių režisieriai nuolat dalyvauja Brazilijos kino festivaliuose, Brazilijoje koncertuoja folkloro kolektyvai iš Lietuvos. Ir rytoj San Paule atidarysime Brazilijos lietuvės Helenos Kavaliūnas fotoinstaliacijų parodą. Savo ruožtu Lietuvoje esame matę Brazilijos fotomenininkų ir režisierių darbų. 2007 metais moderniosios tekstilės meno parodoje Textile 07 buvo pristatyti net kelių jaunų brazilų menininkų darbai. Tikiuosi, kad šie kultūriniai renginiai, mano vizitas ir mūsų pokalbiai paskatins vis daugiau Brazilijos turistų aplankyti UNESCO saugomą Vilniaus baroko senamiestį.

Tikiuosi, kad šiandien pasirašyta Lietuvos ir Brazilijos sutartis dėl bendradarbiavimo kultūros srityje suteiks naujų erdvių Lietuvos ir Brazilijos kultūrų dialogui. Esame dėkingi, kad šį dialogą plėsti mums padeda lietuvių bendruomenė Brazilijoje.

Pastebime, kad lietuvių kilmės Brazilijos jaunimas domisi savo lietuviškosiomis šaknimis, trokšta pažinti savo protėvių kraštą. Stengiamės sudaryti jiems kuo geresnes galimybes, skatiname švietimo įstaigų ryšius. Neabejotinai tam labai pasitarnautų ir kliūčių keliauti panaikinimas. Lietuva jau nuo 2004 metų Brazilijos piliečiams taiko bevizį režimą. Tikiuosi, kad Brazilijos parlamentas netrukus ratifikuos bevizio vykimo sutartį su Lietuva, ir Lietuvos piliečiai taip pat galės nevaržomai keliauti į Braziliją. Turime skatinti kuo glaudesnius savo žmonių ryšius ir kuo didesnį tarpusavio pažinimą, kuris ne tik dvasiškai praturtina tautas, bet ir yra taikos bei tolerancijos pasaulyje garantas.

Nuo 2007 metų Brazilija yra strateginė Europos Sąjungos partnerė. Lietuvai, kuri skaičiuoja jau 5-uosius narystės Europos Sąjungoje metus, ši ES ir Brazilijos strateginė partnerystė atveria papildomų galimybių politiniam dialogui su Brazilija aktyvinti, ekonominiams ryšiams plėtoti ir toliau artinti mūsų visuomenes.

Manau, kad mūsų visuomenių ryšiai išgyvena atgimimą. Nuoširdžiai vertiname šį dialogą ir tikimės, kad ateityje jis plėtosis ir stiprės, o visuomenių ryšiai peraugs į solidų ekonominį bendradarbiavimą.

Ponios ir ponai,

Kviečiu Jus pakelti šį tostą už Jo Ekscelencijos Brazilijos Prezidento, Gerbiamosios Ponios Marisos Letícia Lula da Silva sveikatą, už tai, kad tarp Lietuvos ir Brazilijos esantį geografinį atstumą pakeistų dvasinis artumas, už mūsų tautų klestėjimą ir gerovę!

Lietuvos Respublikos Prezidento Valdo Adamkaus įžanginė kalba

Lietuvos Respublikos Prezidento Valdo Adamkaus įžanginė kalba
Lietuvos ir Brazilijos verslo forume
San Paulo Valstijos Pramonės federacija, Brazilija
2008 metų liepos 17 diena



Gerbiamasis Gubernatoriau Serra,
Federacijos pirmasis vicepirmininke,
Ponios ir ponai,



Pirmiausia norėčiau savo ir visos Lietuvos delegacijos vardu padėkoti Brazilijos žmonėms ir institucijoms už labai svetingą sutikimą. Būdami Jūsų gražioje šalyje pamatėme, kokie stiprūs draugystės ir abipusės simpatijos ryšiai sieja Lietuvą ir Braziliją. Norėčiau pabrėžti: tokia draugystė yra geras pagalbininkas plėtojant verslą užsienio rinkose. Pastaraisiais metais Brazilijos ir visos Lotynų Amerikos rinka tampa vis mažiau ir mažiau „svetima“ Lietuvos verslui, kuris Lotynų Amerikoje iš naujo atranda didžiulių galimybių.

Matau kelias natūralias sąsajas, jungiančias Lietuvą su Brazilija ir padedančias plėtoti verslą tarp abiejų šalių.

Pirmoji – tai Atlanto vandenynas, kuris ne skiria, o jungia mūsų šalis ir tiesiogine prasme atveria neribotų galimybių prekių judėjimui tarp Lietuvos ir Brazilijos.

Antroji – tai Lietuvos narystė Europos Sąjungoje, kuri mums yra nauja varomoji jėga, teikianti naujų galimybių Lietuvos verslui ir investiciniams ryšiams su Brazilija stiprinti.

Trečioji – tai Lietuvos ir Brazilijos panašumas: nors jos skiriasi dydžiu, bet vykdo patikimą ekonominę politiką ir reformas.

Lietuva ir Brazilija išmintingai įgyvendino būtinas ekonomines reformas, kurios šiandien duoda puikių rezultatų. Tokios šalys kaip Ukraina, Moldova ir Gruzija šiandien siekia pasimokyti iš Lietuvos patirties įgyvendinant reformas, ir tai mums yra geriausias įvertinimas. Pastaraisiais metais Brazilijos ekonomika augo 5–6 proc. bendrojo vidaus produkto, Lietuvos – vidutiniškai 7–8 proc.. Pamačiau, jog Brazilijos žmonės darbštūs ir atviri, kaip ir Lietuvos. Abiejose šalyse jaučiu optimizmą ir dinamiškumą ir visa tai leidžia man tvirtai tikėti geromis mūsų šalių perspektyvomis.

Norėčiau trumpai pristatyti, kokias ekonomines sąlygas Brazilijos verslininkai ras Lietuvoje.

Lietuvoje Jūs rasite draugiškus žmones, kurie be lietuvių kalbos gerai moka anglų ir rusų kalbas. Pamatysite, kad lietuviai ne tik žavisi Brazilijos futbolu, bet ir vertina artimus ryšius su Brazilijos žmonėmis.

Rasite atvirą ir laisvą rinką. Įvairiuose sąrašuose, pvz., „Doing Business“, „Freedom index“, „Globalization index“ ir kituose, Lietuva patenka tarp pirmų 30 procentų pasaulio šalių, kurių ekonomika vertinama šiais tyrimais.

Lietuvos geografinė padėtis suteikia puikių galimybių tiems, kurie nori plėtoti verslą visame Eurazijos regione. Lietuva turi neužšąlantį Klaipėdos uostą, kuris yra ne tik vartai į didžiulę ES rinką su 500 milijonų vartotojų, bet ir patogi jungtis geležinkeliu su Juodosios jūros uostais, o tai atveria kelius prekybai su tokiomis šalimis kaip Ukraina, Turkija ir kitomis. Klaipėda pritraukia daug investicijų iš viso pasaulio: Jungtinių Amerikos Valstijų, Indijos, Tailando ir daugelio kitų šalių.

Brazilijos verslininkams Lietuva gali būti naudinga kaip tramplinas į didžiules Rytų Europos rinkas. Mūsų žmonės gerai išmano kultūrinius verslo plėtojimo kaimyninėje Rusijoje, Ukrainoje, Pietų Kaukazo ar Vidurinės Azijos šalyse aspektus. Be to, Lietuva vis labiau tampa susisiekimo oro transportu su Ukraina, Moldova ir Gruzija centru. Geresnis susisiekimas atveria platesnes galimybes verslui.

Ilgalaikį konkurencingumą galima užsitikrinti tik vykdant energetikos ir transporto projektus, kurių dėka Lietuva bus integruota į Baltijos jūros regioną. Mums ypač svarbūs elektros tiltai su Švedija ir Lenkija ir nauja moderni atominė elektrinė, kurią planuojame statyti. Mes svarstome galimybę pastatyti ir suskystintųjų gamtinių dujų terminalą. Plėtodami šiuos ir kitus infrastruktūros projektus, pvz., naujus kelius, sukuriame daug galimybių verslui ateityje.

Jau ėmėmės priemonių praktiškai gerinti investicijų ir verslo sąlygas. Vienas iš realių ir didelių laimėjimų mūsų mokesčių politikos srityje – šių metų pradžioje sumažintas gyventojų pajamų mokesčio tarifas. Šiuo metu proporcingas gyventojų pajamų mokestis Lietuvoje – 24 procentai, o įmonių pelno mokestis – 15 procentų. Šie tarifai vieni mažiausių Europos Sąjungoje. Sumažinus mokesčių tarifus ne tik sumažėjo mokesčių našta ir pagerėjo įmonių konkurencingumas, bet sumažėjo ir šešėlinė ekonomika. Pirmojo šių metų ketvirčio duomenys rodo, kad, sumažinus gyventojų pajamų mokestį, biudžeto pajamos ne tik nesumažėjo, bet, priešingai, padidėjo 15 procentų.

Kitų metų biudžetas bus sudaromas vadovaujantis naujai priimtu Fiskalinės drausmės įstatymu. Labai tikiuosi, kad šis įstatymas taps griežtos biudžeto politikos pagrindu. Galimas ekonomikos sulėtėjimas mus dar labiau įpareigoja išmintingai ir taupiai tvarkyti valstybės finansus.

Visos šios priemonės, kurių imamasi Lietuvoje, sukuria palankias sąlygas investicijoms ir padeda Lietuvos verslo įmonėms gaminti kokybiškus produktus. Lietuvos biotechnologijos ir lazerių sektoriai bei chemijos pramonės gaminiai konkuruoja pasaulyje, o žemės ūkio produktai aukštai vertinami daugelyje šalių. Esu tikras, kad lietuviams ir brazilams geriau pažinus vieniems kitus, padidės ir mūsų prekybos apimtys.

Ponios ir ponai,

Tiesa, kad užsienio investuotojai nori turėti naudos iš augančios ir dinamiškos tokių naujų ES šalių, kaip Lietuva, ekonomikos. Šiandien esu čia, nes noriu Jums pasakyti, kad tarp savo užsienio investuotojų norėtume matyti daugiau brazilų ir norėtume artimesnių ekonominių ryšių tarp mūsų tautų.

Ačiū

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

COMO CONSTRUIR UM EXCELENTE 2.009 ?!?!

Pessoal, na semana passada refiz um curso que tratava do tema: PLANO DE VIDA !!! E, resolvi escrever esta mensagem de final de ano ... Como Construir um Excelente 2.009 ?!?!

A resposta é relativamente simples, pois isto depende só e somente só de nós mesmos ... É muito fácil colocar a culpa no governo, no mercado, transferir a culpa aos outros, etc ... Mas, na verdade, somos nós quem podemos agir em causa própria e mudar nosso futuro ... Como ?!?!

Inicie por definir seus sonhos ... O que você de fato almeja para 2.009 ... Para facilitar, divida seus sonhos em várias categorias... A partir dos seus sonhos você conseguirá criar metas ... metas tangíveis ... metas reais ... dentro de suas possibilidades atuais ...

Dizem que as pessoas que tem metas ... Prosperam ... “Chegam lá” ...

Portanto, aproveite este final de 2.008, este espírito natalino, dedique uma única hora de sua vida e Planeje seu ano de 2.009, isto é um exercício individual ... Defina as suas próprias metas nas seguintes categorias:

01- PARTE FÍSICA (o que você irá fazer para preservar sua saúde, o que seu corpo necessita) ... Exemplo: Caminhar 20 minutos por dia, 02 vezes por semana, começando dia 02 de janeiro de 2.009 as 08:30 horas no Parque ao lado de sua casa, voltar a jogar bola, fazer um check-up, etc;
02- PARTE INTELECTUAL (o que sua mente necessita) ... Exemplo: Ler um livro por mês, ler jornal todos os dias, voltar a fazer escola ou faculdade, começar um curso de inglês, etc ...;
03- PARTE FAMILIAR (o que posso fazer para melhorar meu relacionamento familiar) ... Exemplo: Reunir a família 01 vez por mês, Programar uma viagem de carro por ano, etc ...;
04- PARTE SOCIAL ... (O que fazer para melhorar seu convívio em sociedade) Exemplo: Participar de campanhas sociais, ser voluntário, ajudar outras pessoas, etc;
05- PARTE ECONÔMICA FINANCEIRA (quantos reais eu preciso e precisarei para viver por mês) Exemplo: Ações práticas para criar uma pequena poupança, ações práticas para pagar algumas dívidas, ações práticas para fazer uma nova dívida, fazer novas dívidas apenas quando as anteriores estiverem quitadas, ações práticas para buscar uma outra fonte de renda, etc ...
06- PARTE ESPIRITUAL / RELIGIOSA ... Exemplo: Dizer bom dia a seu vizinho, dizer bom dia no elevador, sorrir para as pessoas, ler o evangelho no lar, buscar a paz no seu ambiente familiar, social, etc;
07- PARTE ECOLÓGICA (o que posso fazer para melhorar o ambiente onde vivo) ... Exemplo: Coleta seletiva de lixo, plantar uma árvore, convencer outras pessoas a plantar árvores, etc ...

Busque o equilíbrio dos itens acima ... E, coloque ao menos uma única meta para cada um dos itens acima ...

IMPORTANTE: Definir datas para cada uma das metas ... Caso contrário você não irá realizar as mesmas ... E, escreva as metas em um papel ... Coloque este papel na frente do espelho que você se penteia todos os dias ... Coloque estas metas na porta da geladeira ... LEIA suas metas todos os dias de manhã e de tarde ... Coloque metas possíveis de serem realizadas dentro de sua realidade !!! Não faça as metas dos outros ... Faça as suas metas !!!

E, não coloquem metas difíceis de serem executadas ... Coloquem metas possíveis de serem executadas e, importante, ao longo do ano de 2.009 !!!

Você é do tamanho de seus sonhos !!! Sonhe, defina metas, escreva as mesmas, coloque datas para executar as mesmas, ponha ação, realize, é ótima a sensação de se atingir uma meta ... Te motivará para atingir outras ...

Na verdade todos querem sucesso e felicidade ... Com o “roteiro acima” poderemos deixar isto um pouco mais tangível ...


Novamente, não adianta refletir, escrever e não agir ... Isto requer AÇÃO !!!


Acredite em melhorar continuamente ... Acredite que sempre podemos fazer as coisas ficarem melhor ... Outro dia escutei: “Chega de cometer os mesmos erros ... Vamos criar erros novos !!!”





Agora sim, isto posto, sinceramente desejo a todos um Ótimo Natal, e, que cada um possa Construir um Excelente ano de 2.009 !!!



Fraternal abraço a todos !!!


Francisco Ricardo Blagevitch.
Cônsul Honorário da Lituânia.