20/12/2008 - 06:10
Consulado da Lituânia arrecada 7 toneladas de alimentos para doação
Com apoio da empresa Asyst Sudamérica, comunidade de lituanos supera meta de arrecadação e une esforços para beneficiar entidades assistenciais de Santa Catarina, São Paulo e Londrina.
A solidariedade e a preocupação com o próximo motivaram o Consulado da Lituânia no Brasil a promover a 1ª Campanha SLLA – Solidariedade dos Lituanos Levando Alimentos, ação que incentivou uma competição saudável entre os participantes da comunidade lituana com o objetivo de arrecadar alimentos para entidades beneficentes, como asilos e creches.
Organizada pelo empresário Francisco Ricardo Blagevitch, Cônsul Honorário da Lituânia no país e presidente da Asyst Sudamérica, multinacional brasileira especializada em gestão e operação de TI, a iniciativa se inspirou na experiência bem-sucedida da própria companhia, que promove há 17 edições a mesma ação com o apoio dos seus colaboradores e clientes.
Divididos em cinco grupos batizados com nomes das principais cidades da Lituânia (Vilnius, Kaunas, Klaipeda, Utena e Siauliai), as equipes abusaram da criatividade para conseguir angariar a maior quantidade possível de alimentos. Além disso, a ação também foi uma maneira de aproximar ainda mais os membros da comunidade lituana, fortalecendo os laços de união entre as pessoas. O Brasil está entre as maiores colônias de lituanos no mundo, com cerca de 300 mil descendentes.
“Superamos nossa meta de arrecadação e provamos que a união pode realmente fazer a diferença. Com gestos simples e criativos iremos modificar para melhor a realidade de inúmeras pessoas”, comemora o cônsul. A Campanha teve início em outubro e foi encerrada no sábado, 13 de dezembro. Os mantimentos arrecadados já foram doados para asilos e creches de Santa Catarina (SC) e Londrina (PR) e o término das doações deve acontecer até o final do mês, beneficiando entidades de São Paulo.
Perfil da Lituânia - A Lituânia, com aproximadamente 3,5 milhões de habitantes é uma das três repúblicas bálticas, e foi a primeira república soviética a conquistar a sua independência, em 1980. Os 1.000 anos de existência do país, que serão comemorados em 2009, contrapõem-se à independência recente criando uma profusão de histórias e culturas peculiares. Em 1991, o País entra nas Nações Unidas e em 2004 é reconhecido como membro da União Européia. Seu atual presidente, Valdas Adamkus, é um intelectual renomado que foi nomeado embaixador da UNESCO em 2003 e personalidade da Europa em 2007. O regime político é a democracia parlamentar com mandado presidencial de cinco anos. Ele é um dos responsáveis pelo rápido desenvolvimento comercial e cultural do País, que já é palco de uma extensa agenda cultural por ter sido nomeado Capital Cultural da Europa em 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário