quarta-feira, 12 de novembro de 2008

VEÍCULO: AMAZÔNIA
SEÇÃO: NOTÍCIA
DATA: 16/07/2008

Lula recebe presidente da Lituânia e ressalta importância da imigração
16 de julho de 2008.


BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu hoje (16) o presidente da Lituânia, Valdas Adamkus, que visita o Brasil até sexta-feira (18). Os dois assinaram um acordo de cooperação na área cultural, que prevê a troca de experiências nas artes plásticas, no cinema e na música.

O presidente Lula ressaltou a importância da visita em um momento em que a Europa restringe a imigração, lembrando que os brasileiros de origem lituana somam cerca de 260 mil pessoas.

Valorização das diferenças

-É muito importante que os europeus não percam de vista a história do movimento de pessoas entre nossos dois continentes. Uma história construída com base na solidariedade e na valorização das diferenças, e não com base no preconceito e na exclusão, afirmou Lula.

O presidente manifestou o desejo de que o encontro reforce a importância de se retomar o acordo de associação entre a União Européia e o Mercado Comum do Sul (Mercosul), um "processo que ficou à sobra das negociações da Organização Mundial do Comércio, mas que também pode trazer grandes benefícios para nossos países".

O presidente Lula ofereceu um almoço ao presidente da Lituânia, no Itamaraty. Amanhã (17), estará em São Paulo, onde participa de reunião empresarial entre Brasil e Lituânia. O estado de São Paulo abriga a segunda maior colônia de lituanos do mundo, atrás apenas de Chicago, nos Estados Unidos.

Para assistir a vídeos com notícias e informações sobre a Amazônia, acesse www.portalamazonia.com/videosdaamazonia. Faça o seu cadastro e assista por 30 dias grátis.
Fonte: Agência Brasil - JK

Nenhum comentário: